Mercado Publicitário na Bahia – perspectivas e caminhos para o desenvolvimento da publicidade
Vivendo por cerca de dez anos no Rio de Janeiro, 1986 / 95, constantemente ouvia de publicitários , comentários como:
·
o Rio de Janeiro não tem mercado para tantas agências;
·
o verdadeiro grande anunciante está em São Paulo;
·
na Bahia se faz a propaganda mais criativa do país, mas se o baiano não
for para São Paulo, não aparece;
·
aqui você tem um pequeno número de grandes redes de supermercados,
shopping centers, lojas de eletrodomésticos e moveis, construtoras,
governo, poucas industrias de produtos
de consumo, e só;
·
é um abre e fecha de agências.................
·
as grandes agências foram embora para São Paulo...............
e assim por diante.
Recentemente, conversando com minha filha que mora
no Rio, Clarissa, redatora nota 10 do
escritório do Rio de uma grande agência
(nossos comerciais por favor!), ouvi mais ou menos a mesma coisa com algumas
modificações:
·
grandes agências estavam abrindo escritórios no Rio
·
parques temáticos, festivais de música, e principalmente empresas de
telefonia e internet, estavam agitando o mercado, algumas delas com decisão e investimento
local;
·
novos anunciantes no mundo da web; e apesar disso,
·
o número de recém formados em comunicação (na área de publicidade e
propaganda) aumentando violentamente e engrossando o cordão dos desempregados,
e sem-1º emprego, etc
Convivo com excelentes profissionais da propaganda
da minha terra, e, ouço também mais
ou menos a mesma coisa. Só que, aqui estão sendo buscadas constantemente,
alternativas para a mudança desse cenário, através de iniciativas de algumas
das nossas excelentes agencias abrindo filiais em outros Estados e com Associações e Sindicatos do setor, desenvolvendo esforços no sentido de buscar
novos anunciantes, incentivados por premiações como Top de Marketing e Top Web da ADVB-Ba, Top of Mind, da Marketing Consultoria, Forum de Propaganda da ABMP, sites de
excelente qualidade das agencias e associações, etc
A chegada de fortes grupos comerciais e industriais
de outros estados ou países, abre novas e reais possibilidade de
alianças/parcerias, entre as grandes agencias detentoras das contas nacionais e
as nossas, para atendimento de necessidades
locais ou regionais.
A conquista
total de novas contas nesse nível, me parece bem mais complicado , porém a
parceria é um caminho que, caso não seja
percebido e prospectado com vigor, fará com que a concorrência local, já
grande, aumente mais ainda com a abertura de filiais das nacionais.
Acredito muito na criatividade, talento, disposição
para o trabalho e experiência dos nossos profissionais, e arrisco a imaginar,
que muitas soluções aparecerão para dinamizar o nosso mercado publicitário ,
apontando talvez algumas áreas que podem ser desenvolvidas, sem prejuízo para
aquelas já existente:
·
campanhas por segmentos. Exemplo: Consórcios de carros - reunindo todas
as empresas da Bahia sustentada por um “selo de garantia” -.(É da Bahia. É de
Confiança! É nossa!)
·
campanhas cooperativas de ruas, avenidas, bairros ou subúrbios: Ex.:
Carros usados de qualidade é no Bonocô!;
Material elétrico é na Calçada!
·
“envelopamento” de taxi, ônibus e futuramente metrö;
·
com a chegada da banda larga da Internet, o “porre” que hoje é navegar,
ficará tão fácil, que até filmes com qualidade assistiremos. Aí vale uma
parceria das agencias com empresas especializadas em compra/venda de espaços na
web, para termos a audiência medida com a precisão que não temos hoje, e o
“tiro” ser certeiro. Os sites locais/regionais amplamente divulgados, terão sem
duvida um belo futuro.
·
incentivo a projetos culturais, ida ao teatro, etc, unindo no mesmo
barco, veículos, governo, teatros, restaurantes, agencias de viagens, etc..
·
vender a Bahia e seus produtos, também para os baianos.....
·
estimular clientes a associarem a idéia de lucro com retribuição de
parte à sociedade, participando de campanhas educacionais, voltadas para a
formação do futuro cidadão, sua segurança pessoal e dos seus semelhantes, enfim, sua qualidade
de vida;
·
Atenção especial ao segmento de promoções de vendas
Ouvi do amigo
Fernando Portella , que São Paulo tem a grana, o Rio, o palco, e a Bahia É, em termos de cultura.
Por aí: cultura, felicidade, estimulo aos valores da
nossa terra, temperados com competente
utilização dos veículos tradicionais e novos, treinamento, capacitação e
constante atualização dos nossos profissionais,
tudo isso apoiado no crescimento e melhoria na qualidade de vida e na
estrutura do nosso Estado.
Teremos uma boa pista para andar. Ou correr!.
Rubem Passos Segundo
PS.: Embora frustrado, não sou publicitário.
Comentários
Postar um comentário