A GRANDE CHANCE

Essa deve ter acontecido por volta do ano de 1970...

 

Apesar de ser a nossa representada, a maior fabricante de embalagens de vidro do país, na Bahia enfrentávamos uma concorrência forte, de um fabricante de Recife, cujos preços eram mais baixos que os nossos em função da diferença no custo do transporte. A nossa qualidade era reconhecida como superior, mas, na hora da decisão de compra, o custo do frete pesava bastante, principalmente para as empresas genuinamente baianas, as quais, por sua vez, disputavam mercado com concorrentes nacionais ou internacionais.

 

Um belo dia, o diretor de vendas me liga:

 

-Baiano! Tem uma oportunidade para você vender garrafas para água mineral.

 

e prosseguiu,

 

- há tempos que você vive me pedindo para melhorar o preço, e agora chegou a sua vez.

 

E me passou um preço realmente excepcional!

 

- Você quer aproveitar esta oportunidade?

 

Fiquei eufórico!!

 

Era a minha chance de quebrar este tabu, e vencer meu pai num desafio que fiz de vender para este cliente, e ainda ganharmos uma bela comissão.

 

Há tempos, eu lutava para vender garrafas para água mineral - na época se embalava 500ml em vidro - mas, não conseguia! O problema é que, as duas únicas engarrafadoras de água mineral na Bahia, pertenciam a um mesmo dono, um italiano difícil demais de negociar. Mas, fui lá:

 

- Tenho a maior oportunidade da vida para lhe vender!! Consegui depois de muita luta, um preço muito especial, e finalmente compensar o tempo que o senhor gastou me atendendo nestes últimos anos.

 

Quando falei o preço, os olhos dele brilharam, e ele disse, que se o preço fosse este mesmo, ele queria três milhões de unidades.

 

Mas, que só poderia pagar com o dobro do prazo que eu estava autorizado a lhe oferecer.

 

 

E foi categórico:

 

-Ou é assim ou não compro!

 

Voltei ao escritório e consegui falar com diretor, que concordou com um meio termo.

 

Meu pai, que não gostava muito do tal cliente, já me deu uma chamada!

 

-Não esqueça que ele nunca foi nosso cliente, e você vai ter que fazer o cadastro dele, muito bem feito!

 

E, eu, claro, concordando com tudo!

 

Voltei no cliente, argumentei, apelei, conversei e, finalmente, ele concordou.

 

-Está bem. Pode emitir o pedido e venha pegar a minha assinatura amanhã às 06:00 da manhã. OK?

 

-06:00h?????

 

-Só se você quiser mesmo, vender.

 

Este cliente, foi a pessoa que eu vi mais trabalhar na minha vida. Ele saia de casa às 05:30 todos os dias, e retornava depois da meia noite. Tinha indústrias em duas cidades próximas a Salvador, e ainda tinha uma rede de lojas. Era terrível!

 

Pois bem! Saí em estado de graça. Finalmente tinha quebrado o tabu e ainda ganho uma bela de uma comissão!

 

Dia seguinte, às 06:00h estava lá!

 

O cliente olhou o formulário de pedido, pegou a caneta, olhou para cima, para baixo e para o lado, e disse:

 

-Não estou satisfeito com este prazo.  Vamos fazer o seguinte.  Me encontre no aeroporto as 09:00h, e nós dois vamos ao Rio falar com o seu chefe, para ele melhorar este prazo.

 

E de novo, repetiu:

 

-Isto, se você quiser vender, claro!

 

Corri para o escritório, falei com meu pai, já fulo da vida, e já ia saindo do escritório quando ele me disse.

 

-Leve uma garrafa da água da marca dele! Pode ser útil (SANTAS PALAVRAS!!).

 

 

No térreo do Edifício vizinho ao nosso havia um bar, e comprei 4 garrafas: uma de cada marca com gás e sem gás! Coloquei na minha pasta de vendedor, e, rumo ao aeroporto!

Chegamos os dois quase ao mesmo tempo.  Compramos as passagens, cada um pagando a sua, e embarcamos para o Rio de Janeiro.

 

Perdão: ainda no nosso escritório liguei para o diretor, que decidiu que fosse qual fosse o resultado da visita, não aumentaria o prazo. Até para me preservar como representante! Se ele concordasse, todas as vezes o cliente ia querer fazer o mesmo!

 

Chegamos ao escritório da Cisper logo no início do expediente da tarde.  Me anunciei, e pedi licença para ir ao banheiro. Na verdade, fui a sala do auxiliar direto do chefe, entreguei-lhe as garrafas, combinamos o que fazer e voltei para a recepção.

 

Logo nos fizeram entrar na sala do diretor, e, conversa vai conversa vem, nada! Ele falava que, o máximo que podia fazer, já tinha sido feito, que o preço teria sido graças a uma muito insistente reivindicação do Guga. (era difícil eu consegui virar Rubem...)

 

O cliente então finalizou dizendo:

 

- Agradeço então a atenção de vocês, mas, infelizmente, não vou comprar!

 

E foi se levantando da cadeira, quando o assistente do chefe, perguntou:

 

-O Senhor aceita uma água?

 

O cliente, com a expressão de deboche falou:

 

-Aceito, sim. Apesar de preferir das minhas marcas....

 

-Itaparica ou Dias D'ávila?

 

Ele ficou vermelho! E falou:

 

-Isso é sacanagem!!!! Dias D'Ávila!!

 

Eu arrematei:

 

-Com ou sem gás?

 

-Sem gás, disse o meu cliente, já quase sem gás também!

 

E eu pedi uma Itaparica, com gás!

 

Quando o assistente entrou na sala com as garrafas, a esta altura, geladas, o meu cliente pegou o formulário do pedido que estava em cima da mesa, e falou:

 

- Vocês acabam de ganhar este pedido! E assinou!!!

 

GOL DE PLACA!

 

Ele ficou no Rio, para voltar mais tarde. Eu voltei correndo para o aeroporto, felicíssimo, a tempo de conseguir pegar um voo, chegar a Salvador, ir para a escola em que estudava à noite, porque teria que fazer uma prova, e, finalmente, chegar em casa, contar como havia sido o meu dia e..........💤💤💤💤💤

 

 

Salvador, 21/07/2020

 

 

 

Rubem Passos Segundo

rubem@rpassos.com.br

rubem@rp2solucoes.com.br

www.amanhavaiseroutrodia.blog.br

 

 

 

 

 

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