LENÇOS DE PAPEL KLIN - O FIO DA MEADA

Recém-inaugurada na avenida do Contorno, em Salvador, no início dos anos 70, a primeira loja da UNIMAR era considerada pelas classes média e alta, a melhor loja da cidade. Não pelo seu tamanho, mas pela variedade de produtos sofisticados que ela oferecia, principalmente os importados e os frutos do mar. Apesar dos preços altos, era uma delícia visitar a loja.


Um dia, final de tarde, encontrei na loja o seu proprietário, que me disse que estava com a cabeça quente:

 

- Minha mãe é uma grande consumidora de lenços de papel YES, e, de repente, não consigo mais comprá-los para vender na loja, e ela todo-o-santo dia, me cobra!  Você pode ver pra mim, uma solução?

 

- Claro!

 

Apagar incêndios era minha especialidade! 😉

 

Fui entender o que estava acontecendo:

 

A Johnson & Johnson, era a fornecedora dos lenços de papel YES, mas não os produzia. Era dona da marca, mas quem os produzia, era a Companhia Fabricadora de Papel, do grupo Klabin, sob licença, para eles.  A J&J cuidava do marketing, das vendas e da distribuição, deste e de vários outros produtos, inclusive o papel higiênico J&J.

 

Acontece que a Cia. Fabricadora, resolvera investir no mercado de produtos de consumo, vendendo sua própria marcas, KLIN, e com isso, parou de fornecer o YES à J&J. O único concorrente que existia, era de qualidade inferior.

 

Descobri logo o endereço da empresa, e escrevi uma carta, falando na nossa firma e pleiteando a representação para a Bahia.

 

Não demorei a receber como resposta, uma ligação do gerente de vendas, informando que a empresa já tinha um representante na Bahia, porém que gostaria de me conhecer, e, que, quando eu tivesse que fazer alguma viagem a São Paulo, o procurasse.

 

Consegui convencer o meu pai a me autorizar esta viagem, e em pouco dias, eu estava na presença do tal gerente, e mais um português, que era o gerente de marketing.

 

Então me explicaram que o grupo Klabin, maior fabricante de caixas de papelão ondulado do país, tinha, há muitas décadas, um representante eficiente e conceituado na Bahia, mas que cuidava, unicamente, da venda de embalagens.

 

Infelizmente, o contrato de representação que os ligavam, abrangia toda a linha de produtos do grupo. Assim, apesar de ter ficado bem impressionado com o nosso currículo, não poderia nos nomear seus representes, mas, me faria uma proposta:

 

- Você começa comprando e vendendo nossa linha de produtos: lenços de papel e guardanapos e, em pouco tempo, papel higiênico; todos de folhas-duplas. À proporção que seu volume de compras for aumentando, eu terei condições de convencer ao meu diretor, a negociar uma alteração no contrato com o atual representante, e daí passarmos a representação para vocês!

 

Pedi um tempo para responder, pois, a minha próxima “tarefa” seria convencer o meu pai a comprar e vender esta linha de produtos.

 

Não foi uma tarefa fácil, e acabei negociando com ele o seguinte: eu venderia primeiro à Unimar, depois compraríamos os produtos já vendidos, na fábrica, e por fim, entregaríamos o pedido, com uma razoável margem de lucro. Ou seja, não haveria risco de ficarmos com estoques, e teríamos um bom resultado.

 

E assim começamos. Vendia, comprava e entregava.

 

O cliente ficou feliz com a solução do problema com a mãe dele, e eu passei a vender, embora em pequenas quantidades, não só os lenços, mas também os guardanapos GRAND-HOTEL.

 

Com pouco tempo, consegui a duras penas, convencer o diretor do Paes Mendonça, na época, a maior rede de supermercados da Bahia, a comprar também, da mesma, forma.

Foi difícil, pois tive que contar com a compreensão do diretor, para que meu plano desse certo.

 

E deu!

 

Cerca de um ano se passou, quando, e então, como convidado, voltei à Cia. Fabricadora de Papel, para que fôssemos oficializados como seus representantes e distribuidores, vendendo diretamente da fábrica aos clientes maiores, e, aos menores, continuamos a vender do nosso estoque, a esta altura, já bem nutrido.

 

A partir daquele momento, passamos também a vender o papel higiênico marca EXTRA FINO, folha dupla, cujo grande volume de vendas, em pouco tempo mostrou, que, o meu amigo, diretor da Unimar e sua senhora mãe, nos deram, mesmo sem saber, um senhor mapa da mina.

 

Ou, o fio da meada!

 

 

 

 

 

 

Salvador, 26/08/2020

 

 

Rubem Passos Segundo

rubem@rpassos.com.br

rubem@rp2solucoes.com.br

www.amanhavaiseroutrodia.blog.br

 

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